Pubs Londrinos

Hoje eu vou falar um pouco sobre umas das coisas mais bacanas que há em Londres: os pubs. Na verdade, eles são "instituições" na terra da Rainha. E, meu Deus!!!, como bebem!!! Sério, em toda esquina tem um pub, em todo pub tem gente bebendo 'muuuuito', a qualquer hora do dia, inclusive, de manhã! Sério! Fiquei chocada com a verdade sobre o que sempre ouvi falar sobre os pubs londrinos, e eu sempre achei que era mentira. Não é! Eles bebem sem cerimonias. No meio da calçada, no meio do dia, na tarde, ao meio-dia, assim, como se fosse água. Acredito eu, que eles voltem ao trabalho com muita normalidade, e uma certa sobriedade, afinal, pra quem bebe todo dia, um copinho de ceva no almoço, não deve fazer nenhum efeito, né?!

Vendo toda essa cultura britânica, lá fui eu pesquisar um pouco mais sobre esses lugarzinhos tão tradicionais e fascinantes da capiatal londrina.

Os Public Houses ou pubs eram originalmente locais onde as pessoas comiam, bebiam e passavam a noite. Grandes hospedarias com pátios, como o George Inn, eram paradas para carruagens. Alguns pubs ainda funcionam em velhas cervejarias, como o Ship, o Lamb and Flag e o City Barge. Muitos dos melhores pubs datam do inicio do século 19, época dos "gin places", onde os londrinos se refugiavam da miséria dos cortiços, em meio a estonteantes espelhos (o Salisbury) e decoração primorosa (o Tottenham e o Princess Louise). Próximo a Little Venice está o Crockers, o mais elegante "gin place" de Londres em atividade.

Algumas regrinhas e convenções importantes dentro de um pub:
Teoricamente, os pubs funcionam das 11h às 23hs, de segunda a sábado, e das 12hs às 15hs e 19hs às 22h30 aos domingos, mas alguns fecham à tarde ou no inicio da noite e finais de semana. Precisa ter 18 anos para comprar ou consumir bebidas alcoolicas e no mínimo 14 para ir a um pub desacompanhado. Crianças podem frequentar pubs que servem refeições ou usar a área externa. Faça seu pedido no bar e pague ao ser servido. Só dê gorjeta se você for servido à mesa. Os últimos pedidos devem ser feitos 5 minutos antes de fechar. Após o aviso você tem dez minutos para terminar seu drink.

Cervejas Britânicas
As mais tradicionais têm diversos teores alcoolicos e sabores, não contêm gás e nem são servidas geladas!!!! A variedade de cervejas engarrafadas vai de "light ale", "pale", "brown" e "old" até a fortíssima "barley wine" (vinho de cevada). Uma alternativa mais doce e leve é a "shandy", mistura de chope ou "large" com soda. Muitos métodos tradicionais de fermentar e servir cerveja foram preservados com o passar dos anos e há uma grande variedade de "real ale" nos pubs. Alguns paubs que servem "real ale", como o Sun, em Bloomsburry, orgulham-se de sua simplicidade, com mesas e assoalho de madeira. O Sun serve 20 tipos de cerveja - uma das maiores variedades de Londres. Os apreciadores de cerveja Princess Louise, o Anglesea Arms, ou pubs dirigidos por cervejeiros, como o Young´s (experimente a fortíssima "Winter Warmer") ou o Fuller´s, que fabrica a "London Pride". Free House são pubs que não são vinculados a nenhuma cervejaria.

Se você não é muito fã de cerveja, vá de gin (que é uma bebida verdadeiramente local e é servido com água tônica). No inverno, serve-se vinho quente ou toddies (conhaque ou uísque com água quente e açúcar).

Pubs Históricos

Quase todos os pubs de Londres têm uma história fascinante. Alguns têm vigas medievais, extravagantes caprichos vitorianos ou interiores repletos de objetos de arte, como o Black Friar. O bar do Bunch of Grapes está dividido por "snobscreens", uma antiga divisória que permitia aos nobres frequentar os pubs sem se misturar com a plebe. O King´s Head and Eight Bells data do século 16 e tem uma exposição de antiguidades. Muitos pubs têm vínculos com a literatura, como o Fitzroy Tavern (ponto de encontro de escritores e artistas), o Ye Olde Cheshire Cheese (associado ao Dr. Johnson) e o Trafalgar Tavern, frequentado por Charls Dickens. O Bull and Bush, em North London, por sua vez, foi tema de uma música de salão.

Outros pubs estão associados a fatos violentos (vítimas de Jack, o Estripador foram encontradas próximo ao Roebuck e ao Ten Bells. Dick Turpin, assaltante do século 18, descansava entre um assalto e outro no Spaniards Inn, em North London, e o French House, no Soho, foi ponto de encontro da Residência Francesa na Segunda Guerra Mundial.


Curiosidades: Os nomes de Pubs há placas nas entradas dos pubs desde 1393, quando o rei Ricardo II decidiu que elas deveriam substituir os habituais arbustos. Como havia muitos analfabetos, os nomes escolhidos deveriam ser facilmente retratados: armas (Freemasons´Arms), figuras históricas (Princess Louise) ou animais heráldicos (White Lion).

Localização, por região, de alguns pubs que citei aqui:

Soho, Trafalgar Square: French House; Tottenham.

Covent Garden, Strand: Lamb and Flag; Angel; Salisbury.

Bloomsbury, Fitzrovia: Fitzroy Tavern; Sun.

Holborn, Fleet Street: Princess Louise; Ye Olde Cheshire Cheese.

The City, Clerkenweel: Black Friar; City Darts; Eagle; Ship; Ten Bells; White Lion.

Southwark: Bunch of Grapes; George Inn.

Chelsea, South Kensington: Anglesea Arms; Bunch of Grapes; King´s Head and Eight Bells.

Camden Town, Hampstead: Crown and Goose; Freemasons Arms; Jack Straw´s Castle; Bull and Bush; Spaniards Inn.

Notting Hill, Maida Vale: Crockers; Prince Albert; Warrington.

Greenwich: Trafalgar Tavern

#boaviagem

Comentários

Cleber Lacoste disse…
Olá Viajadas, parabéns pelo blog! Gostaria de saber se em dois dias consigo visitar Londres. Estou indo pra Europa e quero passar um final de semana por lá.

Abraços, Cleber Lacoste
Viajadas disse…
Oi Cleber, eu acho que vai faltar dias na tua viagem para conhecer tu-do! Mas, com certeza, dá pra fazer um roteiro bem legal e conhecer as principais atrações de Londres! Sugiro que você leia os outros posts sobre Londres (ainda vou postar mais até o dia da tua viagem) e, assim, tu podes selecionar o que mais te interessa e otimizar seu tempo para conhecer esses lugares! Lembre-se que por lá, o metrô é rapido e seguro, e te deixa em todos esses pontos! Boa Viagem!!!
Ana Paula disse…
Oba, que delícia, e pensar que em poucas semanas estarei lá bebendo tudo isso... Vou tentar ir em alguns desses pubs que vc falou. Adorei! bjos.
Charles Dorneles disse…
Sensacional esse post! Realmente quem vai a Londres não pode deixar de conhecer esses maravilhosos pubs.Agora quem espera cerveja beeeeeemmmm gelada como gostamos aqui, esquece. Lá a cerveja é bem morninha!!

Postagens mais visitadas deste blog

O que pode levar na bagagem

Astúrias - Espanha

Nike Clearance e Tommy Hilfiger, no Kissimme Clearance Center