Documentos necessários para viagens internacionais

O primeiro passo, antes de começar a pensar em arrumar as malas, é verificar se a sua documentação está em dia. Passaporte e visto, se a viagem for internacional e, identidade com menos de 10 anos de uso, se a viagem for para países do Mercosul. (Argentina, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru). Mas vale lembrar que a carteira de motorista não é aceita como documento de viagem internacional. Dos 33 países que recebem brasileiros, só seis, exigem a emissão de visto: Austrália, Angola, Canadá, China, EUA e Japão. 
De qualquer modo, é de extrema importância que os viajantes sempre busquem informações junto ao consulado ou embaixada do país de destino, pois mesmo aqueles países que não requerem visto podem colocar outras regras, como a apresentação de passagem de volta, a comprovação da reserva de hotel, um certificado de vacinação ou a posse de certa quantia mínima de dinheiro, por exemplo. É o caso de alguns países da Europa, que apesar de não exigirem visto para brasileiros, têm exigências quanto à validade mínima do passaporte e a contratação de um seguro de viagem.

Antes de mais nada, certifique-se de que seu passaporte esteja em bom estado e tenha validade de ao menos 6 meses a partir da data de embarque. Se precisar tirar ou renovar o passaporte, agende atendimento em um posto da Polícia Federal da sua cidade ou Estado. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que pode levar na bagagem

Astúrias - Espanha

Nike Clearance e Tommy Hilfiger, no Kissimme Clearance Center