Rota Romântica passa por catorze cidades do Rio Grande do Sul

São 350 quilômetros que fazem a ligação entre a capital e a região serrana.
Na beira da estrada, as hortênsias vão perdendo a cor por causa do outono.




O caminho já vale a viagem. A Rota Romântica passa por 14 cidades, uma mais fofa que a outra.

Quem sai de Porto Alegre pela BR-116 logo encontra as placas. São 350 quilômetros que fazem a ligação entre a capital e a região serrana, passando pelas cidadezinhas com pórticos em estilo europeu.

Em Ivoti, o galo típico das construções germânicas dá as boas vindas. Os traços da colonização são tão fortes que é na cidade que fica o maior núcleo de casas de arquitetura enxaimel do Brasil. Elas foram construídas pelos alemães por volta de 1820 e todas com estrutura aparente, feitas de madeira de anjico ou guajuvira.






Percorrendo as estradas de chão do interior é possível encontrar recantos de natureza preservada e água cristalina. Tudo como era nos tempos do Império.
Em Dois Irmãos vale a pena parar para respirar o ar puro. Andando um pouco mais é possível chegar ao Morro Reuter. A cidade se espalha em pequenos vilarejos que surgem a cada curva. As placas em alemão levam a um passeio pelo tempo. O sobrado de 150 anos é visita obrigatória.A Ponte do Imperador, hoje Patrimônio Histórico Nacional, foi construída entre 1857 e 1864 e ganhou o nome em homenagem a Dom Pedro II, que destinou alguns contos de reis para a construção. A abertura desse caminho foi muito importante para o desenvolvimento de toda a região. Na beira da estrada, as hortênsias, símbolo da região, vão perdendo a cor por causa do outono e dando lugar aos plátanos.




Nas estradas, as tendas vendem frutas frescas e o famoso pinhão. Se der vontade de experimentar as delícias da gastronomia alemã, as confeitarias pelo caminho oferecem a tradicional cuca (R$ 10)  e chocolate quente (R$ 8).
Para terminar o dia, a dica é conhecer o antigo moinho de Picada Café. A cidade é um dos destinos mais procurados da rota, porque além da roda de madeira gigante, oferece ao turista o mirante mais alto do caminho e a oportunidade de ver de perto a vista maravilhosa.





Quem quiser seguir viagem vai encontrar pela frente cidades como Gramado e Canela. Mas se a ideia for retornar para Porto Alegre, é só pegar a estrada e aproveitar toda a beleza outra vez.
(Jornal Hoje  23/05/2014) (fotos: internet e acervo pessoal)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que pode levar na bagagem

Astúrias - Espanha

Nike Clearance e Tommy Hilfiger, no Kissimme Clearance Center