Turismo Rural no Rio Grande do Sul

Um dos roteiros de turismo rural mais charmoso do Rio Grande do Sul, é o famoso "Caminhos de Pedra", em Bento Gonçalves-RS. Com uma paisagem maravilhosa e um passeio repleto de cultura rural italiana trazida pelos imigrantes que chegaram ao RS, a partir de 1875.

Nos últimos anos, os Caminhos de Pedra vem atraindo a atenção dos turistas que visitam a Serra Gaúcha. Com propriedades particulares de descendentes dos imigrantes - com atendimento realizado geralmente pelos proprietários, onde há demonstração e/ou degustação e explicação local - o passeio se torna inesquecível. Você vai se sentir no filme O Quatrilho, de Fábio Barreto, que teve o Caminhos de Pedra como cenário.


Não deixe de visitar algumas dessas atrações:

TRATORIA DEL PIACERI
Totalmente construída em pedra irregular. Entre 1877 e 1883 foi propriedade de Giovanni Carlin. Desde 1920 é propriedade da família Cantelli. É um dos exemplares mais rústicos e que melhor conservam a arquitetura dos primeiros tempos da imigração. Devido à mudança de traçado da estrada ficou desabitada por mais de 40 anos. Por iniciativa da Associação Caminhos de Pedra teve seu restauro acompanhado pelo arquiteto Fernando Pasquali, a partir de 2001. De abril de 2003 até abril de 2009 foi moradia e atelier do escultor João Bez Batti. Desde junho 2010 a mesma foi adaptada para funcionar como Restaurante e Pousada. A Casa de Pedra oferece dois quartos para hospedagem e restaurante com um cardápio a base de carnes especiais como: coelho, codorna e cordeiro, acompanhados de vinhos e massas artesanais, com saladas provenientes de hortas ecologicamente cultivadas nos arredores, livres de produtos tóxicos, pela família Cantelli.



CASA DA ERVA-MATE
Construída no local onde funcionava o antigo moinho Cecconello, a casa é exemplo de um processo de aculturação. A Erva-Mate, planta muito comum na região, era conhecida e utilizada como bebida pelos Índios (bugres), que a chamavam de "Caá-i". O imigrante, além de absorver o hábito de consumi-la, agregou-lhe a tecnologia que permitiu a produção em grande escala. No local é feita a demonstração do processo de produção artesanal com históricos soques movidos á roda d'água. No varejo, que funciona no porão da residência da família Ferrari, é oferecida degustação de chimarrão e uma grande variedade de artigos ligados ao mesmo.


IL CANTUCCIO DEL POMODORO E DELLA GASOSA -
CASA DO TOMATE
A família Lerin, fiel às suas raízes, desde 1996 vem concebendo o estabelecimento que abriu suas portas em julho de 2005 atendendo o visitante em prédios típicos da arquitetura italiana. No local são produzidos e comercializados derivados de tomate: extrato, molho, suco, tomate desidratado (seco), bem como refrigerantes de sabores: limão, laranja e abacaxi, produzidos pelo processo natural, sem uso de conservantes químicos. O varejo funciona no porão em pedra da casa onde reside a família. O visitante poderá observar o processo de fabricação na agro-indústria que funciona em frente à residência.
A Foto à moda antiga, localizada junto à Casa do Tomate, permite o registro fotográfico caracterizando o visitante em atividades do cotidiano dos imigrantes como: cortar lenha, amolar de ferramentas, roçar, plantar, etc. Tudo em cenários naturais oferecidos pelos Caminhos de Pedra, local propício para quem procura vivenciar a cultura italiana.
O serviço é oferecido pelos fotógrafos José Luiz Magnani (zeca) e Nelsa Magnani, que vestem o visitante com roupas cenográficas de época, masculinas, femininas ou infantis. A vestimenta, típica, aliada a recursos tecnológicos permite retratar os tempos da imigração italiana, oferecendo às fotos uma aparência nostálgica e envelhecida.
As fotos podem também ser utilizadas na personalização de rótulos em garrafas de vinho, espumante ou suco de uva.


VINÍCOLA SALVATI SIRENA
Funciona num prédio em formato octogonal, construída com pedras basálticas irregulares, extraídas no próprio local. O atendimento é realizado por membros da família com degustação de vinhos finos varietais de uvas resgatadas e suco de uva. Além de contar com varejo são servidas refeições típicas italianas para grupos, sob agendamento prévio.



Maiores informações: http://www.caminhosdepedra.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que pode levar na bagagem

Astúrias - Espanha

Nike Clearance e Tommy Hilfiger, no Kissimme Clearance Center