Londres (Parte I) Whitehall e Westminster

(Começo, a partir de hoje, uma série de posts sobre Londres...)

Sempre quando começo a planejar uma viagem, a minha parte predileta, é ler sobre a história da cidade e do País que vou conhecer... Foi assim com Paris e foi assim com Londres. Visitei blogs, comprei revistas, guias, e até peguei alguns livros de História (do tempo do colégio) que eu tinha guardados em casa!!! Acho fascinante entrar em algum lugar, e já saber direitinho o que aconteceu ali, há milhares de décadas atrás... E você?

Vamos começar a desbravar a 'city of Westminster'. Boa viagem!!
(Whitehall e Westminster)Whitehall e Westminster estão no centro do poder político e religioso da Inglaterra há mil anos. O rei Canuto, que governou no inicio do século 11, foi o primeiro monarca a erguer um palácio no que era então uma ilha no ponto de encontro pantanoso dos rios Tâmisa e o afluente Tyburn, hoje desaparecido. Canuto construiu seu palácio ao lado da igreja que Eduardo, o Confessor, aumentaria 50 anos depois para transformar na maior abadia da Inglaterra, que dá nome à àrea (minster é uma igreja-abadia). Nos séculos seguintes, repartições do governo foram instaladas nas proximidades, como atestam as heróicas estátuas de Whitehall e a solidez dos edificios. Ao norte, Trafalgar Square marca o início do West End, o bairro que concentra o entretenimento de Londres.
Comparada com a de outras capitais, a arquitetura de Londres não impressiona pela pompa. É nas sedes históricas do governo e da igreja que a capital britânica mais se aproxima de Paris, Roma e Madri.

ParlamentoDesde 1512, o palácio de Westminster é a sede das duas Casas do Parlamento, a dos Lordes e a dos Comuns. Mas, afinal de contas, o que eles fazem? Eu andei pesquisando, e descobri: a Casa dos Comuns é composta por membros eleitos (MPs) dos vários partidos políticos. O partido com maior número de MPs forma o governo e seu líder toran-se primeiro-ministro. MPs de outros partidos constituem a oposição. Os debates na Casa dos Comuns podem ser acalorados e são imparcialmente coordenados por um MP indicado como Orador. A Casa dos Comuns formula a legislação que é debatida nas duas Casas antes de se tornar lei.

Big Ben
Big Ben não é exatamente o nome do relógio mundialmente famoso de quatro faces instalado na torre de 106 metros que se eleva sobre o Parlamento. É o nome do sino de 14 toneladas que anuncia as horas, batizado em homenagem a sir Benjamin Hall, diretor dos trabalhos de instalação, em 1858. O relógio é o maior da Grã-Bretanha. Tem 7,5 metros de diâmetro e o ponteiro dos minutos, feito em cobre, é oco e tem 4, 25 metros de comprimento. O Big Ben marca a hora exata para o país desde que foi acionado, em maio de 1859.


Abadia de WestminsterA Abadia é mundialmente famosa por guardar os despojos dos monarcas britânicos, como cenário das coroações e outros grandes eventos (como o funeral de Lady Di). Dentro de suas paredes estão alguns dos mais gloriosos exemplares da arquitetura medieval em Londres, além de um dos mais impressionantes conjuntos de túmulos e monumentos do mundo. Parte igreja, parte museu nacional, a abadia ocupa um lugar único na consciência britânica. Não deixe de visitar!


Westminster Cathedral 
Um dos raros edifícios bizantinos de Londres, foi projetado por John Francis Bentley para a diocese católica e concluído em 1903, no local de uma antiga prisão. A torre de tijolos vermelhos de 87 metros, com listras horizontais de pedra branca, é um contraste marcante com a abadia vizinha. Uma sossegada praça no lado norte oferece uma boa visão da catedral vista da Victoria Street. A rica decoração, com mármore de cores variadas e mosaicos intricados, faz destoar as cúpulas sobre a nave, que foram deixadas sem revestimento porque acabou o dinheiro para o acabamento.


Outros passeios em Destaque:

(Ruas e Edificios Históricos): Jewel Tower; Dean´s Yard; Parliament Square; Downing Street; Cabinet War Rooms; Banqueting House; Horse Guards; Queen Anne´s Gate; St. James Park Station; Blewcoat School.
(Igrejas, Abadias e Catedrais): St. Margaret´s Church; Westminster Cathedral; St. John´s, Smith Square.
(Museus e galerias): Guards´Museum; Tate Gallery
(Teatros): Whitehall Theatre
(Monumentos): Cenotáfio

Comentários

Chris disse…
Uma pergunta que sempre me fazem: Qual a sua preferida? Londres ou Paris?

Postagens mais visitadas deste blog

O que pode levar na bagagem

Astúrias - Espanha

Nike Clearance e Tommy Hilfiger, no Kissimme Clearance Center