El Federal, Buenos Aires

Esse é o lugar que batemos ponto cada vez que vamos a Buenos Aires!! O El Federal, na esquina das ruas Peru y Carlos Calvo. (Preste atenção, pois porteño gosta de dar esquinas como referencia). O El Federal não é apenas mais um dos cafés notáveis de Buenos Aires. Esse lugar, mostra muito bem a preocupação que os porteños tem em preservar a sua história.



O edifício foi construído em 1864 e fica no coração de San Telmo. Primeiro foi "pulpería"(espécie de estalagem), depois armazém e distribuição de bebidas, tal como recorda o balcão de madeira, de mais de um século. Hoje serve os melhores pratos, sanduíches e tira-gosto e tudo mais que você possa imaginar do bairro. Conserva seu estilo italiano nos vitrais, as madeiras curvas e a velha caixa registradora fala de seu passado. Realmente uma viagem na história de Buenos Aires. 




O cardápio é enorme!! Deve ter umas 50 páginas. É super antigo e pesado. 

 Essas garrafas eu acho que estão aí desde 1800. 


Como em todos os bares e cafés de Buenos Aires, é comum a gente ver pessoas (normalmente sozinhas) sentadas tranquilamente tomando um cafezinho, lendo um livro, um jornal ou navegando no computador. Isso é uma das coisas que mais me encanta na capital hermana. A tarde, rola um café, onde os pães, croissant e outras delícias ficam expostas no balcão de madeira de mil e tantos anos (como eu já falei antes).


O cardápio é clássico. Tem quase de tudo e você perde bastante tempo com tanta opção. Já aviso aos desavisados: os pratos são bem servidos, normalmente servem duas pessoas tranquilamente. Uma vez, fui com a minha mãe e cada uma pediu um prato. Impossível comer tudo. Peça para compartir sem medo. Se ficar com fome, peça outra coisa. 



 Olha o tamanho dos pratos. São deliciosos e super bem servidos. 


                                           O postre, pra variar, Flan de dulce de leche.



As tábuas de frios são ótimas opções para acompanhar um bom vinho ou uma cerveja gelada. 


A decoração é uma viagem no passado, mas sem forçar a barra. Você sente que tudo está ali sem exagero e cada coisa faz parte da história do lugar. Várias placas de publicidade antigas na parede e móveis antigões que trazem a sensação daquela Buenos Aires que ficou famosa no passado pela sua classe e estilo. Velharia pra todo lado, mas lá dentro, tem até wi-fi e você pode navegar a vontade. Aliás, em qualquer buteco, café, bar e restaurante em Buenos Aires, tem Wi-Fi free.


Enfim, o El Federal é um lugar para você sentar sem pressa, beber um vinho ou uma Quilmes gelada, ou uma das muitas cervejas artesanais que lá servem, e ficar horas jogando conversa fora. O atendimento é lento no ritmo portenho, mas simpático (o que não é muito comum em BsAs). Vale a pena! 




O lugar é tão especial que, na minha última viagem (Maio de 2014), eu encontrei até a minha amiga quase porteña Sara Bodowsky por lá. Não preciso dizer que o El Federal é muito amor, né?! Parada obrigatória!! Pode colocar no teu roteiro! 

El Federal
Perú esquina com Carlos Calvo
http://barelfederal.com.ar/

Comentários

ZineRS disse…
Muito legal Ju, parabéns!
Dá vontade de sair correndo de mala pronta! To indicando no Dear.
Bj
Carol Anchieta
http://zine-rs.blogspot.com
http://dearcarolforyou.blogspot.com
Leninha Ramos disse…
Ai q saudade de tudo isso. Fui casada 9 anos com um homem q só me levava pra BsAs , Punta e Montevideo...que tempo bom! Faz cinco anos q não vou pra essas Bandas, me bateu uma saudadona...
Show o blog de vcs!
Vou colocar nos meu favoritos, pra ler um pouco a cada dia.
bjos e baphos da Leninha
Viajadas disse…
Obrigada Carol!! E obrigada pela indicação! Bju
Viajadas disse…
Coisa Boa né, Leninha!! Eu sei como é... rs Saudades, bju

Postagens mais visitadas deste blog

O que pode levar na bagagem

Astúrias - Espanha

Nike Clearance e Tommy Hilfiger, no Kissimme Clearance Center